ESG Importancia
30/11/2021

ESG - Como a pandemia mudou tudo?

Entenda o conceito de ESG e a sua relação com a geração de energia limpa.

Entenda o conceito de ESG e a sua relação com a geração de energia limpa. Você vai entender a importância e como começar a aplicar na sua empresa.

Bom, se está lendo esse post, você provavelmente está dando um passo importante na compreensão da maior revolução que está impactando as empresas no mundo todo.

Já parou para pensar no impacto causado pela pandemia em diversas áreas?

  • Sustentabilidade
  • Humanização do trabalho
  • Tecnologia
  • Mercado Imobiliário

Nos próximos artigos, vou tentar explicar como tudo está inserido em uma "Grande Revolução".

Essa é a sua chance de começar a ver um futuro que ainda está em fase embrionária.

Veja abaixo os temas que serão abordados neste artigo:

  1. ESG popularidade e importância.
  2. O Boom dos cargos ligados ao ESG
  3. Crise Hídrica x ESG - Qual a relação?
  4. Por onde começar uma agenda ESG?

ESG popularidade e importância

Você provavelmente já deve ter visto a quantidade de capas, posts, revistas e eventos que foram produzidos nos último 2 anos sobre o tema ESG.

Capas de jornais, revistas e portais sobre ESG

Quando eu te disse no início desse post que você não perdeu nada, eu ainda não havia te mostrado o gráfico abaixo sobreo termo ESG. Todos sabemos que um dos termômetros para medir a popularidade deum assunto é o número de pessoas falando, pesquisando e tentando entender o significado dele.

Veja abaixo um gráfico do Google Trends que mostra o volume de buscas da palavra ESG no Brasil. A sua popularidade, que vai de zero a 100, acabou de atingir o seu pico em 29/05/2021.

Buscas no Google Trends referente a 5 anos

A curva de popularidade da palavra ESG, curiosamente, teve início exatamente junto com a pandemia.

O Boom dos cargos ligados ao ESG

Em 2020, esse cargo era pouco conhecido pela maioria de nós e, posteriormente, começou a ganhar força no Brasil. Conforme pesquisa realizada pela equipe da ESGPower, existem, aproximadamente, 868 cargos em que a palavra ESG é mencionado.

Imagens do Linkedin - Sales Navigator

Veja abaixo um infográfico dos cargos para entender melhor esses números:

Infográfico - Evolução dos cargos de ESG

O crescimento exponencial nos últimos 2 anos dos cargos relacionados à pauta ESG, mostra que estamos pisando no acelerador e investindo em um movimento sem volta.

Apesar das siglas ESG abordarem outros temas importantes como Social e Governança, existe uma ligação muito forte, hoje, do ESG com o meio ambiente.

Muitas organizações que possuíam um compromisso explícito com práticas de negócios sustentáveis não davam relevância a posição de Diretor de ESG ou Head de ESG, como faziam com os cargos de CEO, CFO, CMO e COO, por exemplo.

Nos últimos anos, uma visão mais ampliada transformou esses cargos e o tema virou estratégia central das empresas, dando relevância e importância aos profissionais ligados a essa área.

Uma das responsabilidades das novas lideranças a frente das agendas ESG, é adequar as empresas, identificando critérios ambientais e, como cada negócio, poder contribuir com os desafios ambientais, tais como as emissões de gases de efeito estufa.

Crise Hídrica x ESG - Qual a relação?

O Brasil está sofrendo com a maior crise hídrica dos últimos 100 anos e, claro, se não existe volume de água para geração da energia elétrica, ligamos as usinas térmicas e passamos a consumir uma energia bastante poluente.

Os gases produzidos por essas usinas, principalmente o dióxido de carbono e o gás carbônico, contribuem com o aumento do efeito-estufa e a piora da qualidade do ar.

Além de poluir o meio ambiente, o uso de energias não renováveis é caro. A energia elétrica, por exemplo, irá dobrar seu valor nos próximos 10 anos.

Imagem de uma Hidrelétrica
 Photo by JeremyBishop on Unsplash

Por onde começar uma agenda ESG?

Meme ESG

Plantar uma arvore, enviar a foto ao departamento de marketing e postar isso nas redes sociais com a hashtag #ESG, já não cola mais.

As empresas precisam de uma agenda com propósito real, que além de mitigar os dados causados pela entrega de produtos e serviços, devolva valor para todas as partes interessadas.

Uma agenda ESG engloba um plano estratégico, que integre os três pilares Meio Ambiente, Social e Governança. Existem ações, porém, que se implantadas pelas empresas, podem trazer benefícios imediatos, que vão muito além do impacto ambiental.

Enquanto o custo da energia elétrica dobrou nos últimos 10 anos, o da energia solar fotovoltaica caiu em 90%.

Que existe uma  vantagem econômica da substituição da energia elétrica pela solar, isso é fato, porém, conheça abaixo o impacto ambiental da utilização da Energia Solar e como ela pode ser ou m dos primeiros passos em uma agenda ESG.

O Brasil pode gerar 28 mil GW (gigawatts) de Energia Solar, o que equivale a centena de vezes à matriz elétrica brasileira.

A Energia Solar, além de não ser poluente, não emite gases em nenhuma das suas fases. Um Sistema de Energia Solar dura em média 25 anos. A utilização da energia solar nesse período pode evitar que mais de 100 toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera.

Por isso, a energia solar é uma das melhores alternativas para a diminuição das emissões de CO2. A sua empresa aplica, assim, uma solução objetiva, que traz resultado imediatos bom para o bolso e para o planeta.

O que poucas empresas sabem é que o investimento em Energia Solar na verdade é uma simples troca. O valor da parcela do financiamento para instalação de um sistema solar tende a ser muito próximo do valor pago para companhia de energia elétrica.

Em vez da sua empresa pagar a conta para a Enel, por exemplo, como no caso de São Paulo, ela passa a pagar um financiamento comum payback de aproximadamente 5 anos.

Depois desse período no qual o sistema é considerado pago, toda energia produzida irá render para empresa, além do benefício ambiental, um retorno de, aproximadamente, 25% ao ano.

Conheça nossos outros artigos e como podemos ajudar sua empresa no início de uma jornada ESG.