Leadership Connect by Forbes
Notícias ESG

ESG é assunto no Leadership Connect by Forbes

10/6/2022

Recentemente o evento Leadership Connect by Forbes reuniu lideranças de grandes empresas para discutir como o mercado está lidando com as conexões entre transformação digital/inovação e ESG.

Deixo aqui a dica para os colegas da rede lerem a matéria completa sobre o encontro e também uma provocação: a urgência das questões #ESG acendeu a transformação digital nas empresas, ou foi o avanço da transformação digital que acelerou a urgência das questões ESG?

Ao ler sobre a percepção das grandes empresas presentes no evento sobre o tema, fico refletindo sobre a importância que a tecnologia e as práticas inovadoras têm para o avanço das ações sustentáveis e para a disseminação da cultura de preservação e mudança de mindset nas pessoas.

Uma empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento, em novas maneiras de tornar seus processos eficazes e automaticamente reduzir custos, não estaria assim reforçando seus pilares ESG?

O grande ponto de atenção que não posso deixar de pensar é no impacto que algumas dessas inovações e avanços podem causar ao planeta. Será que estamos investindo em projetos de inovação que beneficiam nossa agenda ESG?

Claro que as ações são extremamente importantes e contar com essas grandes empresas como aliadas nas questões ESG é essencial, já que elas detêm muitas tecnologias e possibilidades de investir em inovações que irão contribuir muito. Mas, será que apenas isso é suficiente?

Deixo aqui a provocação e um desejo enorme de que mais e mais empresas abracem as questões ESG e consigam embarcar no objetivo conjunto de melhorar o nosso planeta e de criar uma agenda sustentável.

Samuel Siqueira