Já ouviu falar em turismo ESG
Artigo

Já ouviu falar em turismo ESG?

13/6/2022

Entendo que, na maioria das vezes, olhamos de forma positiva para o estímulo ao turismo e para as mudanças que as cidades acabam fazendo para melhor receber os visitantes, pois temos o fomento da economia local e a geração de empregos.

Mas, ao mesmo tempo, também nos deparamos constantemente com cenas muito tristes, como lixo nas praias, mudanças em ecossistemas, poluição devido ao grande número de carros e até mesmo impactos para a cultura de alguns locais.

Porém, um ponto que me deixa muito animado são as várias iniciativas de ecoturismo que têm surgido no Brasil e que vem contribuído, e muito, para a redução desse impacto. 💰 170 bilhões de dólares são movimentados pelo ecoturismo no mundo.

Passeios que conectam o turista com as ações de preservação, hotéis que utilizam energia solar sustentável e reutilizam água, passeios que dispensam carros e colocam o turista em contato com a natureza sem afetar a biodiversidade, são alguns dos exemplos do turismo sustentável real que vemos por aí, e isso é só o começo dessa jornada.

Muitas vezes atitudes pequenas podem fazer a diferença! Por isso, eu queria aproveitar para compartilhar algumas das coisas que sempre faço quando viajo para turismo, e que você também pode adotar em sua próxima viagem:

➡Pesquisar voos com menor emissão de carbono pelo Google Flights;

➡Reavaliar as opções de transporte nos locais onde irá passear; priorizar o comércio local;

➡ Optar por uma hospedagem que respeite e pratique o turismo sustentável;

➡ Recolher todo o lixo que é gerado e optar por opções de alimentos com embalagens reutilizáveis.

Vamos começar a pensar no impacto que estamos gerando nos lugares por onde passamos?

Samuel Siqueira