MANUTENÇÃO DO PAINEL SOLAR
12/3/2022

Como Realizar a Manutenção dos Painéis Solares

Os painéis solares são investimentos promissores que podem te fornecer energia limpa e renovável durante pelo menos 25 anos, utilizando como fonte de abastecimento a radiação do Sol.

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios de ser o produtor de energia para o seu próprio consumo sem causar danos ao meio ambiente você precisa aprender como realizar a manutenção correta para maximizar a durabilidade e garantir o bom funcionamento do sistema fotovoltaico por todos esses anos.

No artigo de hoje vamos esclarecer todas as suas dúvidas a respeito de como cuidar dos painéis solares fotovoltaicos.

O equipamento solar precisa de manutenção?

Os painéis solares geralmente precisam de pouca manutenção para funcionar. O procedimento básico recomendado é uma simples limpeza periódica para garantir que as células fotovoltaicas estejam livres do acúmulo de sujeira, folhas, ou qualquer outro objeto que possa atrapalhar a absorção da radiação do sol.

Além disso, os fabricantes orientam a sempre observar se há algum dano nas células solares, especialmente após condições climáticas adversas atingirem as placas fotovoltaicas, como por exemplo, uma chuva de granizo.

Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva é o tipo de manutenção mais comum, com menor custo. que pode ser feita de forma programada e rotineira. Consiste em limpeza, inspeções regulares nos equipamentos solares fotovoltaicos para garantir que estejam em boas condições de funcionamento.

Essas tarefas são vitais para a eficiência e segurança do sistema, bem como para maximizar sua vida útil.

Uma abordagem preventiva garante o máximo aproveitamento da luz solar e, consequentemente, o melhor desempenho das células fotovoltaicas para a produção de energia limpa e renovável para a sua casa e empresa.

Como limpar o equipamento solar

Antes de começar, é importante ressaltar que você sempre limpe os painéis solares de sujeira, poeira ou outros contaminantes com o sistema desligado. Nunca limpe durante a chuva ou em um dia quente. O melhor horário para realizar a limpeza é logo após o amanhecer, já que a sujeira amolece com a umidade durante a noite, facilitando sua remoção.

Recomenda-se limpar os módulos solares uma vez por ano ou a cada seis meses, dependendo das condições do clima local em que estão instalados. Isso reduz o acúmulo de sujeira e poluição nas placas que começam a criar uma crosta com o passar do tempo.

Locais com menos chuva ou altos níveis de poluição podem exigir limpeza mais frequente. Para evitar danos ao sistema é aconselhável usar apenas água e um pano limpo ou uma esponja macia limpa.

Por questões de segurança, não recomendamos o uso de nenhum produto químico, abrasivo ou pressurizador com jato direto para evitar danos aos módulos solares. Não se apoie nem aplique força nos painéis. Use ferramentas de limpeza longas que possam chegar ao telhado sem correr o risco de danificar nenhum dos módulos.

Quais os riscos de não realizar manutenção preventiva no painel solar?

Durante muito tempo acreditou-se que somente a água das chuvas era suficiente para limpar os painéis solares. Porém, com o passar dos anos o resultado das medições de desempenho dos painéis que não são limpos preventivamente mostram uma redução drástica na geração de energia final.

Após longos períodos de seca, e mesmo com a ajuda das chuvas, é possível observar o acúmulo de sujeira formando uma crosta no equipamento com o passar do tempo, produzindo sombras indesejadas, causando super aquecimento e podendo causar danos irreversíveis às células fotovoltaicas.

Manutenção Preditiva

A manutenção preditiva é o próximo nível acima da preventiva. Inclui inspeção, teste e análise de equipamentos que podem ainda não estar falhando, mas que podem falhar em um futuro próximo devido a um problema potencial com um componente ou sistema.

Não somente a manutenção preventiva deve ser realizada de forma rotineira - uma estratégia de manutenção preditiva também é recomendada para verificar o desempenho e o estado atual do equipamento periodicamente. Para isso são utilizados dados de monitoramento visual, testes e até mesmo inteligência artificial, como no caso de grandes usinas solares equipadas com sensores e robôs para estimar uma possível falha futura.

Explicando de forma mais específica:

A manutenção preditiva de painéis solares consiste em realizar testes regularmente nas conexões elétricas, verificando as condições da fixação no telhado e o bom estado geral de todas os itens que o compõe.

O valor que a manutenção preditiva agrega para a indústria fotovoltaica é enorme, começando com a previsão de falha de um componente do sistema.

No entanto, essa informação prévia pode possibilitar muitos outros benefícios, desde o ganho econômico, evitando a suspensão do funcionamento do equipamento solar, até um melhor planejamento da reposição e substituição de peças quando necessário.

Graças à capacidade de prever problemas futuros, a manutenção preditiva pode te ajudar a antecipar e otimizar ações preventivas e corretivas necessárias, o que resultará no aumento da vida útil e desempenho do seu equipamento solar.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é realizada para reparar uma condição ou falha que já ocorreu em um item que compõe o sistema, ou para reparar previamente qualquer necessidade diagnosticada, antes mesmo que a falha ocorra. Por exemplo, se houver uma queda repentina de energia, os painéis solares podem precisar ser verificados quanto a danos e, caso necessário, corrigidos antes de continuar a produção energia.

Os diagnósticos do sistema são identificados durante as manutenções preventiva e preditiva,  e mostram uma análise da situação atual, indicando qual parte da equipamento requer manutenção.

Alguns exemplos comuns de manutenção corretiva para placas solares são:

  1. Substituição do inversor Solar;
  2. Reparo do Inversor;
  3. Reparos no sistema local (controle de temperatura, sistemas de alarme, etc.);
  4. Substituição de painel solar danificado.

Resumindo o conteúdo de hoje, a manutenção preventiva é a mais simples e possui o menor custo dos três tipos. É a melhor maneira de proteger seu sistema de quaisquer falhas graves. A manutenção preditiva deve ser utilizada para a detecção precoce de quaisquer problemas com seu equipamento solar fotovoltaico e pode ajudá-lo a evitar reparos mais caros no futuro. Finalmente, a manutenção corretiva só é necessária se o seu equipamento solar fotovoltaico apresentar alguma falha ou diagnóstico de um possível problema, garantindo assim um ótimo funcionamento e eficiência

E você? Já faz parte da revolução Solar? Tem interesse em utilizar energia solar na sua residência ou precisa de ajuda com a manutenção do seu equipamento? Entre em contato conosco e nossa equipe especializada te ajudará com todos os detalhes.

Redação: Amanda Paiva