17/6/2022

O que pesa mais?

Todos já sabem que a urgência das questões climáticas e de uma mudança de comportamento de toda a sociedade é mais do que necessária para a sobrevivência do nosso planeta, não é mesmo?

Mas será que todos entendem realmente o que significa quando falamos em sustentabilidade?

Nos últimos tempos, a sigla ESG tem ganhado muito destaque e aparecido cada vez mais dentro das empresas, e acho que precisamos começar a desmistificar o que isso realmente significa e a importância dessa pauta para todos nós.

No meu ponto de vista, tudo começou a ganhar força com o E (environmental) e as grandes emergências ambientais que a própria humanidade causou. Questões como regulações nas emissões de carbono, restrição de recursos hídricos, impactos para a biodiversidade e gestão de resíduos são tópicos cada vez mais em voga dentro das empresas e que abrem portas para várias outras possibilidades e discussões.

Já o S (social), tão importante quanto o E, está começando a ser fortalecido de alguns anos para cá. Quando falamos de tópicos como remuneração justa e boas condições de trabalho; capacitação e educação; apoio e fomento à diversidade; práticas competitivas justas e dentro da lei; além de, claro, ações e investimentos para fortalecimento das comunidades e camadas mais vulneráveis da nossa sociedade, estamos apenas começando a lidar com os impactos sociais. Por isso é tão importante que as empresas tenham seu olhar sobre o S ampliado, e compreendam que todas as atitudes que tomam impactam diretamente nas pessoas ao seu redor.

Com a pandemia o S ganhou ainda mais destaque, empresas foram forçadas a se adaptarem ao modelo remoto de trabalho. O que era um diferencial e restrito a alguns cargos, agora passou a ser uma rotina comum dentro de milhares de empresas. Saber conduzir equipes em jornadas híbridas e sustentáveis  é sem dúvida uma pauta social.  Para fechar a sigla, e garantir que todas essas estratégias sociais e ambientais estejam realmente amarradas pela corporação e colocadas em práticas, não podemos esquecer do G (governance). Sem uma boa governança não é possível ter o comprometimento das lideranças, ter os investimentos necessários, as metas estruturadas, as políticas e normas desenhadas dentro das empresas. Esse é um tópico muitas vezes esquecido, mas que é tão essencial para qualquer estratégia ESG.

A governança é aquele pilar que sustenta e garante que todo desenho de meta seja realmente desmembrado em ações práticas. A institucionalização do ESG só é real quando começa pela liderança e dela se ramifica permeando todos dentro de uma organização.

Cada vez mais vejo nossa sociedade se mobilizando e começando a andar junta para enfrentar os desafios sociais e ambientais, mas ainda temos muitos passos para dar! Quero muito discutir aqui na rede cada vez mais sobre esses assuntos, vocês topam?

E você? Acha que alguma sigla merecia mais peso?

Samuel Siqueira