4/7/2022

O que você tem feito e pode fazer para ajudar a construir um mundo mais sustentável?

O que você tem feito para atingirmos pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável traçados pela ONU?

Desde 2013, ouvimos falar sobre os ODS e como eles são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico sustentável mundial. As metas traçadas passam por temas como saúde, educação, água, energia, meio ambiente e igualdade de gênero e têm 2030 como ano limite para realização de todas.

Já estamos em 2022 e a pergunta que fica é: o que temos feito efetivamente para atingir as metas globais?  Tão importante quanto estabelecer metas é entender o que está sendo feito. O papel aceita tudo, mas o desdobramento na prática é o que realmente importa.

Pode parecer pequeno, mas qualquer ação interna de uma organização pode ter grande impacto na sociedade e no mundo. É mais ou menos aquela história que você já conhece de começar a mudança por você.

Por exemplo, um novo comércio que abre vagas de emprego em um bairro pequeno já está colaborando com a primeira meta, de erradicação da pobreza.

A Agenda 2030 é um plano de ação universal e, para fazer a diferença no planeta, todos precisam direcionar seus esforços para as metas globais. Se quiser entender um pouco mais sobre a importância do ano de 2030 no planejamento da sua empresa, sugiro ler esse conteúdo que escrevi aqui no LinkedIn.

Uma maneira prática para pensar em como sua organização pode contribuir com esses objetivos é dividindo-os em seus 4 temas:

> Social: o que sua empresa tem feito para suprir as necessidades humanas dos colaboradores e das pessoas ao redor, como saúde, educação, justiça e melhor qualidade de vida?

> Ambiental: existem políticas de preservação do meio ambiente, como combate ao desperdício de água, coleta seletiva e até mesmo preservação da fauna e da flora aos arredores da organização?

> Econômica: qual o tipo de energia utilizada na empresa e como anda esse consumo?

> Institucional: a organização tem capacidade de colocar em prática os ODS e traça metas relacionadas a eles?

Temos mais 8 anos até atingir a data limite de cumprimento dos ODS. Por isso, eu te convido para essa reflexão:

O que você tem feito e pode fazer para ajudar a construir um mundo mais sustentável?
Samuel Siqueira