4/7/2022

Teoria da Destruição Criativa

Você já ouviu falar da teoria da Destruição Criativa?

Criada pelo economista Joseph Schumpeter em 1942, ela sugere que existem ondas de inovação pelas quais todo negócio passa que influenciam diretamente no crescimento das empresas.

Essas ondas são ciclos econômicos e, conforme vão passando, ficam cada vez menores.

Neste momento, estamos vivendo a 6ª onda, e a probabilidade é de que ela dure 25 anos, tendo seu ápice entre 2030 e 2032.O início da 6ª onda foi em 2020, mesmo ano em que começou também a pandemia, que gerou vários impactos econômicos. Este novo ciclo de inovação trata de temas como automação, robótica, digitalização e sustentabilidade, temas voltados para eficiência, que foram extremamente necessários para manter muitos negócios funcionando nos últimos dois anos.

Também em 2020, tivemos a COP 26 em Glasgow, na Escócia, uma conferência que reúne líderes de todo o mundo para discutir maneiras de controlar as mudanças climáticas. Entre as várias lições que podem ser aprendidas com a COP 26, uma que ficou muito clara para as empresas é como a sustentabilidade pode ser rentável e a importância de adotar o ESG.

E o que eu estou querendo dizer trazendo tudo isso aqui? 2020 foi um ano que deu início ao novo pico de inovação e também foi um ano de muitas mudanças, mas tudo converge para um mesmo caminho: sustentabilidade.

Assim como toda onda, depois do seu ápice vem a queda, para que uma nova onda comece. Então, se estamos no início da 6ª onda agora e seu ápice está previsto para 2030, a hora de começar a “surfar nessa onda” é agora.

Pensar em sustentabilidade, ESG, energia renovável dentro das empresas é uma inovação, é por isso que temos escutado tanto falar das Clean Techs, startups focadas em eficiência industrial, redução de carbono e tudo que está relacionado à melhoria de sustentabilidade ambiental.

Essas são as empresas que vão se destacar nos próximos anos, e quem esperar até 2030 para começar a olhar para esses assuntos vai perder esse novo pico de inovação.

Se eu pudesse deixar apenas uma dica sobre a nova onda de inovação, seria: tenha suas metas atreladas às metas globais e coloque sustentabilidade como foco em seu negócio.

Samuel Siqueira