Energia solar vantagens e desvantagens
1/7/2021

Energia Solar: Vantagens e Desvantagens

Antes de investir em um Sistema Fotovoltaico é importante conhecer as Vantagens e Desvantagens da Energia Solar.

Alguma vez você já parou pra pensar em como seria a nossa vida sem energia?

Considerando todas as diferentes fontes de geração de energia que estão disponíveis para o uso atualmente, você arriscaria dizer qual energia é essencial para a vida?

Se a energia Solar foi o seu palpite, você acertou!

A energia solar está constantemente sendo emitida pelo sol e através do sistema solar. Além de sustentar todo o nosso ecossistema, ela é a principal responsável pela manutenção da temperatura da terra, pela vida das plantas, animais e claro, dos seres humanos.

Com a proximidade do esgotamento de diversos recursos naturais, crise hídrica e o aumento do efeito estufa, a busca por opções renováveis, limpas e economicamente só aumenta.

Entre elas, o uso da energia solar para produção de eletricidade vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo.

As vantagens são muitas e é simples de entender esse crescimento: teremos a luz do sol como fonte de energia limpa e renovável pelos próximos 5 bilhões de anos e, com isso, o potencial para geração de Energia Solar vai aumentar em escala global. O impacto da mudança na nossa matriz energética será sem duvida uma vantagem também para todo o meio ambiente.

Leia abaixo o que é mais importante para você entender sobre Energia Solar:
Como funciona a Energia Solar?
Vantagens da Energia Solar
Desvantagens da Energia Solar

Como Funciona a Energia Solar?

A energia solar é a radiação do sol capaz de produzir calor, causando reações químicas e produzindo energia.

O potencial para energia solar é enorme, uma vez que cerca de 200.000 vezes a capacidade de geração elétrica diária (total) do mundo é recebida pela terra todos os dias na forma de energia solar. O maior atrativo para esse tipo de energia é o fato de ser proveniente de uma fonte inesgotável e não poluente.

A energia solar pode ser convertida em energia térmica pelo sistema heliotérmico e em energia elétrica, sendo essa última a de mais fácil conversão através do sistema fotovoltaico.

Figura 1 - Sistema de Energia Solar Fotovoltaica OnGrid

Sistema Fotovoltaico de Geração de Energia

A tecnologia fotovoltaica de geração de energia elétrica por meio de luz solar foi descoberta em 1839 por um físico francês de apenas 19 anos de idade, Alexandre-Edmond Becquerel. Esse sistema consiste na conversão direta da energia dos fótons (luz do sol) em energia elétrica de corrente contínua, que por sua vez é transformada em corrente alternada para utilização regular. Após esse processo a energia pode ser utilizada para fazer funcionar qualquer equipamento.

O equipamento solar fotovoltaico é composto principalmente por painéis solares e inversor solar.

Um célula fotovoltaica quando conectada a outras em conjunto (painéis ou placas solares), pode gerar mais eletricidade do que necessário para abastecer uma residência, comércio, fazendas, agronegócio e até mesmo iluminação pública.

Em menor escala, pequenas células fotovoltaicas que operam com luz do sol ou luz artificial, abastecem equipamentos de menor potência, como em calculadoras e relógios.

Essa tecnologia é destaque por complementar outras disponíveis no mercado para geração de energia limpa, assim como as que produzem Energia através do vento (eólica) ou da água (hidrelétricas).

Vantagens da Energia Solar

As vantagens da conversão de luz solar em eletricidade são inúmeras, mas podemos considerar como principais:

Figura 2 - Vantagens da Energia Solar Fotovoltaica
O cliente terá uma redução drástica na conta de luz imediatamente após a instalação do equipamento solar, além de valorização do imóvel.
A vida útil media o sistema é de 25 anos, podendo chegar em até 30 anos, e não há necessidade de manutenção frequente ou com alto custo.
A energia solar evita a emissão de gases poluentes na atmosfera, que são causadores do efeito estufa.
Colabora positivamente evitando a queima de outros combustíveis fósseis poluentes, como carvão e gasolina.
Os painéis solares estão cada dia mais potentes e seu custo vem decaindo. Na última década o preço do painel solar caiu 90%.
Economia de até 95% da conta de luz
A Energia Solar Off Grid pode suprir a demanda de áreas rurais onde a energia elétrica não chega.
O potencial de geração de Energia Solar Brasileira é um dos maiores do mundo.
Mapa de Irradiação Solar do Brasil
Figura 3 - Mapa de irradiação solar no Brasil.

Desvantagens da Energia Solar

Veja abaixo o que consideramos como as principais Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica.

Durante a noite não existe produção de Energia Solar
Não é tão fácil e barato armazenar energia solar
Não existem muitos incentivos no Brasil para adquirir um sistema Solar
Capacidade de armazenamento reduzida

O que alguns consideram uma desvantagem da energia solar, aqui será considerado apenas um desafio: o custo dos painéis fotovoltaicos.

Esse valor está em constante queda desde o início da comercialização dos sistemas no Brasil e boa parte dos consumidores pode contar com uma das mais de 70 linhas de financiamento que existem disponíveis no mercado para facilitar a aquisição e o pagamento do sistema fotovoltaico de geração de energia.

Dependendo do equipamento solar instalado ele pode suprir até 100% da necessidade de eletricidade do local e ainda produzir excessos. A eletricidade produzida é injetada de volta na rede elétrica e trocada com a companhia de abastecimento por abatimentos nas contas de luz, reduzindo o valor final em até 95%.

Isso torna o sistema fotovoltaico de conversão de energia solar extremamente rentável para o consumidor em longo prazo, além de proteger contra a inflação e não prejudicar o meio-ambiente. A escolha do equipamento adequado para cada utilização e o local ideal, seja ela em residências, rural ou comercial, resultará em uma maior produção de energia e mais benefícios no futuro, por isso a escolha de bons profissionais para a instalação do equipamento é primordial e deve ser feita cuidadosamente.

Redação: Amanda Pinho Paiva